MHNJB: Exposição Arqueologia e Presépio do Pipiripau
Na visita ao Museu de história natural e jardim botânico da UFMG nessa semana, nós visitamos duas exposições: a Exposição Arqueologia e o Presépio do Pipiripau.
A Exposição Arqueologia apresenta a grande diversidade cultural de povos indígenas do Brasil com seus acervos de materiais arqueológicos. A exposição conta com a reprodução de quatro sítios arqueológicos de diversas épocas e que representa características culturais diferentes. A exposição é extremamente interessante e cada sítio conta uma nova curiosidade com réplicas e alguns materiais originais acompanhado de textos explicativos. Além das explicações muito interessantes dos dois historiadores que nos acompanharam durante a visita.
O Presépio do Pipiripau foi, na minha opinião, o mais interessante de toda a visita ao museu. O presépio foi criado pelo Seu Raimundo Machado ao longo de toda sua vida. Raimundo era apaixonado pelos presépios que ficavam expostos na cidade na época de Natal e sonhava em ter o seu próprio, vendo que não teria condições financeiras de ter o seu próprio comprando as peças, ele decide construir o seu próprio presépio. Raimundo dedicou sua vida toda ao seu projeto que tinha muito mecanismos que contêm luzes e movimentos. O presépio conta com o principal: o nascimento de Jesus mas também é cheio de histórias da bíblia e monumentos de Belo Horizonte ao longo do presépio. É uma exposição muito interessante e imprescindível de comparecer caso visite o Museu.
Comentários
Postar um comentário