Fotógrafos e experimento com Inteligência Artificial
A proposta dessa atividade era escolher quatro fotos, uma de cada fotógrafo e depois utilizar características dessas fotos para criar prompts e gerar uma imagem através da inteligência artificial. Os fotógrafos do meu grupo foram Richard Avedon, Diane Arbus, Berenice Abbott e Edmund Collein.
Na fotografia abaixo de Richard Avedon, as principais características que nos chamaram atenção foram o contraste entre o fundo branco, a pele branca do homem com os insetos pretos. O caminho que os insetos percorrem também nos chamaram atenção pelo equilíbrio e contraste que ele traz, como ter insetos apenas em uma das orelhas ou em um lado do tronco. Além do olhar marcante e expressão indiferente do homem que traz uma certa agonia curiosa
Richard Avedon
Diane Arbus dizia: "Uma fotografia é um segredo sobre um segredo, quando mais ela conta menos você sabe". E é fácil notar essa frase na fotografia embaixo, com o tom do fundo completamente preto trazendo consigo um ar de mistério sem saber o que está ao fundo e o cubo elevado preto que se mistura com o fundo dando uma impressão de levigação que é cortada pela presença do solo e da textura do mesmo na foto. O contraste da blusa branca com o fundo preto também foi uma característica marcante.
Diane Arbus
Berenice Abbot durante 4 anos trabalhou com registros de Nova York após se encantar com o dinamismo e modernização da cidade e um dos registros fotográficos está abaixo. Uma das características marcantes foi a presença da luz forte entrando pelas janelas na estação, elas sendo no sentido que lemos cria uma harmonia na foto. O ponto de fuga da foto que podemos ver claramente os feixes de luz mudando de largura cria uma impressão de profundidade na foto que dá uma impressão da fotografia ser maior do que realmente é. Além do forte contraste entre a luz entrando e as sombras escuras.
Berenice Abbott
Nessa fotografia do Edmund Collein, várias características nos marcaram. A primeira foi a sobreposição de imagens, a imagem do homem ao fundo com a silhueta sombreada do busto dele na frente. O contraste de cores com as várias sombras e posição do homem exatamente na cabeça da sombra da frente que dá uma ideia de estar pensando em uma pessoa.
Edmund Collein
Nossa imagem gerada com a IA foi uma combinação das características mais marcantes para nós. O prompt que nós usamos foi: "Imagem em preto e branco com uma figura masculina com sobreposição de luzes fortes e sombras com alto contraste".
Imagem gerada pelo DALL-E por Inteligência Artificial
A imagem gerada representou uma silhueta masculina muito presente e confiante, o jogo de sombras e o contraste entre o branco e o preto foi agradável para o grupo. No entanto, a IA tem alguns problemas em gerar rostos e mãos, sendo assim o rosto do homem ficou algo um pouco desconfigurado e cadavérico, porém, isso nos remeteu as fotografias da Diane Arbus.
Comentários
Postar um comentário