Crítica estruturada das imagens Luz e Sombra

    Nesse post farei críticas estruturadas a respeito de dois trabalhos feitos com a proposta "Papel, luz e sombra", começando pelas fotografias da aluna Ana Luiza Rocha, segue abaixo as imagens que ela produziu.



    Na obra da Ana Luiza eu consigo perceber a relação entre as fotografias e como elas "conversam" entre si. No entanto, pensando na edição e na posição que se encontrava a fonte de luz da fotografia eu sinto falta de um contraste maior entre o objeto e a sombra, entre o preto e o branco. Na terceira fotografia também é perceptível o fim da folha o que gera o reconhecimento do tipo de material que foi usado nessa produção. Outro ponto a mencionar é a posição das fotografias, eu acredito que se as duas dos lados tivessem sido posicionadas alinhadas com o meio da terceira o conjunto das imagens teria uma harmonia maior. No entanto, o fato das duas laterais serem horizontais com a do meio sendo vertical traz um conforto visual muito interessante.

    


    

    As imagens acima foram produzidas pelo aluno Marco Antônio na mesma proposta das fotografias da Ana Luiza, e é sobre elas que serão minhas próximas críticas. O slide apresenta uma boa composição das três imagens ao todo, com as duas mais escuras nas extremidades deixando a mais clara ao meio, além da posição em diagonal no sentido da nossa leitura ocidental que me traz um conforto visual. No entanto, a falta de sombras no conjunto da primeira fotografia me chamou a atenção. Na primeira imagem conseguimos ver muito claramente que o principal da foto é o objeto e apesar de possuir um contraste interessante com o fundo texturado preto e o papel branco, notei a ausência de sombras na composição da imagem. A segunda fotografia me chamou a atenção pelos triângulos formados no topo da foto. Porém, sinto que eles poderiam ter sido mais centralizados na imagem diminuindo essa base branca excessiva. Já na terceira fotografia, me cativou bastante os contraste de cores e como a sombra faz um papel de complemento da forma geométrica. No entanto, ficaria mais harmônico que o formado losango estivesse centralizado na imagem.

Comentários

Postagens mais visitadas